quarta-feira, 17 de setembro de 2008

DÍZIMOS X OFERTAS - LEI X GRAÇA: AINDA HÁ LEVITAS DA LINHAGEM AARÔNICA?

Muito se fala acerca dos dízimos e ofertas na igreja hoje em dia, inclusive com líderes dizendo que se o membro não der o dízimo, que o “devorador” vai entrar na vida da pessoa, ameaças de maldição na vida financeira e etc...
Precisamos entender algumas coisas, como por exemplo, o que era o dízimo no tempo de Abrão, no tempo da Lei e agora, na Graça.

1º) Dízimo Antes da Lei:
Diz as Escrituras, que Abrão deu o dízimo, não fala sobre Isaque e Jacó, foi um caso à parte. Vejamos:
a) ABRÃO → "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." Gn 14:20
Não foi solicitado o dízimo de Abrão. Ele o deu espontaneamente.
b) JACÓ: → Esse tentou barganhar com Deus. Vejamos:
Gn 28:20,22
20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus;
22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Contudo, aprendeu que se devia ofertar pelo amor e temor, e não como forma de barganha.

2º) Dízimo Na Época da Lei:
Diz as Escrituras Sagradas:
Nm 18:19,24
19 Todas as ofertas alçadas das coisas santas, que os filhos de Israel oferecerem ao SENHOR, tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo, por estatuto perpétuo; aliança perpétua de sal perante o SENHOR é, para ti e para a tua descendência contigo.
20 Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
21 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.
22 E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
23 Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,
24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

Ou seja, era para a manutenção do sacerdócio levítico, devido a não participação deles na divisão da terra. Era pago em grãos e outras produções que os filhos de Israel fizessem.

Malaquias, que tantos usam para sustentar o dízimo hoje, na graça, fala desse sustento do sacerdócio aarônico. O livro de Malaquias e de Neemias, são da mesma época, sendo os dois últimos a serem inclusos no cânon vetero-testamentário pelo sacerdote Esdras, e falam desse problema. Vejamos:

a)Em Neemias:
Ne 13:9,13

9 E, ordenando-o eu, purificaram as câmaras; e tornei a trazer para ali os utensílios da casa de Deus, com as ofertas de alimentos e o incenso.
10 Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
11 Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto.
12 Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite aos celeiros.
13 E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías, dentre os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur, o filho de Matanias; porque foram achados fiéis; e se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.

b) Em Malaquias:
Ml 3:8,11
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador (espécie de gafanhoto que dizimava as colheitas de tempos em tempos), e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

Os textos são claros. O povo não estava mas trazendo os dízimos das colheitas e outros, de modo que já não havia mais mantimento no templo. Sem poder executar suas funções devido à penúria que instalava-se, os levitas foram após outros serviços, ficando o Templo largado e servido de morada de incircuncisos.

2º) Dízimo No Tempo da Graça:
Mas e no tempo da graça? Será que somos obrigados a dizimar? Será obrigação ou algo voluntário?
Vejamos:
Jesus fala do dízimo? Sim. Diz as Escrituras:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." Mt 23:23
"Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." Lc 11:42

Está falando aqui com os fariseus, que eram pela Lei, devedores no tocante ao dízimo à Levi.

Mas e à Igreja? Fala-se em dízimos (no sentido de obrigação)? Não. Não fala.
Fala em ofertas (como o foi a de Barnabé, Ananias e Safira e tantos outros), mas em ponto algum diz que é obrigatório
.
Vejamos:
I Co 9:13,14
13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

Fala de Oferta para sustento do Ministério Pastoral (mas Paulo renunciou a esse sustento, como vemos mais abaixo para não ser entrave para a obra)

II Co 8:1,5
1 TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia;
2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
4 Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus.

Eles deram voluntariamente. Não foi extorquido nada a base de ameaça de devorador.

II Co 9:6,10
6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
9 Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;

Falam só do versículo 6, dando a entender ao pobre, que quanto mais ele colocar na obra, Deus vai retorná-lo, mas os versículos seguintes, dão o entendimento completo. “Segundo propôs no seu coração”.

O cristão, se ele quiser ofertar até mais do que o dízimo, ele é livre para fazê-lo, e se for entregue com alegria, Deus abençoa. Mas dizer que ele é obrigado, é assalto a mão armada com arma calibre 66. É querer cobrar algo, que não cabe à Igreja. É má fé com a ovelha dizer que “devorador” vai entrar se não der o dízimo. Já ouvi até a heresia que esse demônio chamado “devorador”, só sai dizimando, que jejum e oração não tiram não, quando a Palavra diz, que todo e qualquer demônio sai é no Nome Exaltado de Jesus, e não por causa de quantia A ou B entregue no gazofilácio da Igreja.

Um casal amigo meu, ele pastor e ela missionária, que foram meus alunos no seminário teológico no qual lecionava, escandalizaram-se quando disse isso. A Varoa chegou a interpelar-me na aula e perguntou: “Quem é que vai pagar as contas da igreja?”. No que eu disse a ela: “Irmã, se a obra for de Deus, o Senhor envia o sustento”. Eles não voltaram mais às minhas aulas.

E você? Qual sua opinião à respeito? Ainda há sacerdotes da linhagem aarônica aos quais devemos dízimos? Denominações possuem essa autoridade bíblica?

Se a resposta for não, felicito-vos. Pois estás de acordo com a sã doutrina e com as Escrituras.

Vosso Conservo...

Julio Cesar L. Nascimento.

Pr. Presidente do Ministério Ben Elohim - Sepetiba - Rio de Janeiro.

11 comentários:

Mario Goretti disse...

A paz do Senhor Jesus.

Muito boa anáse.

Odirlei disse...

Quem está certo que Deus é quem sustenta a sua Obra não perderá tempo enganando o povo e a si mesmo com "teologias" distorcidas pra ter uma receita garantida em suas denominações.

Tá na hora do povo de Deus aprender a viver pela fé, principalmente os que estão no ministério. Agindo assim os mercenários terão menos espaço entre o povo.

Miriã Soares disse...

polêmico, hem...
mas muito bom!!!

Romilda disse...

Romilda Feiz
colocarei nos meus favoritos!

Thiago M. Barbosa disse...

Muito legal a matéria, concordo, só fica uma pergunta para aprofundamento, Em Malaquias 3

O fato de citar, a casa do tesouro, demonstra uma obrigação sacerdotal, em comparação com o Cap.2, seria uma advertência ao sacerdócio de não negligenciar...

No caso, especificado o erro seria somente do povo, ou tbm dos sacerdotes ?

Richard Rossini Atanes disse...

No dia 16 de abril os editores do Amenidades da Cristandade alcançaram a marca de 1 ano de atividades daquele blog. Em comemoração ao momento especial, além do sorteio de um livro de Max Lucado , indicaram o selo intitulado "Melhores Blogs da Cristandade" para sete blogs, entre eles o blog belverede, de Eliseu Antonio Gomes, e por conseguinte, este o indicou para mais sete blogs, incluso o nosso Salvação ao Alcance de todos, que você lê agora.

O principal motivo do blog Salvação ao Alcance de todos existir, é a necessidade que tenho de levar o evangelho ao maior número de pessoas que conseguir, fazendo o melhor dentro de minhas capacidades , buscando glorificar a Deus e edificar espiritualmente a todos os internautas.

Indico sete blogs também. Os critérios das minhas escolhas foram dois:

1 – Qualidade do blog;

2 – Contato virtual com este blogueiro por meio desta página, ou comunidades UBE no Orkut. A minha rede de contatos é grande, e infelizmente não é possível citar a todos, então, escolhi aqueles que contaram mais recentemente.
Seu blog foi por mim indicado:



Para validar o selo recebido, o (a) blogueiro (a) deverá copiar o embed do selo e postá-lo no seu blog.

• Colocar o link do blog que ofereceu o prêmio ao seu blog;

• Escolher outros sete blogs de conteúdo cristão (não importando a corrente ou denominação) para receber a premiação e colocar seus links no post que consta a premiação;

• Comunicar os blogs premiados;

• Publicar as regras e a imagem do selo no post de premiação.

Veja mais detalhes no meu blog, no link abaixo:
http://salvacaoaoalcancedetodos.blogspot.com/2009/04/salvacao-ao-alcance-te-todos-recebe-o.html

Pr. Walter disse...

.
- Muito, mas muuuuuuuuuuuito beom!
.

Marcello de Oliveira disse...

shalom!

1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o El Deót, use-o para a glória Dele!

Deixo Pv 18.10

abraços, PR Marcello de Oliveira


P.s Veja meu texto:

A pomba Yonáh - Cantares 2.14

http://davarelohim.blogspot.com/

claudiopimenta disse...

Ei filho de Deus preciso de contato contigo pelo claudiopimenta2007@hotmail.com


meu perfil do orkut e msn antigo foi rakeado

Danilo disse...

A paz, irmão!

Outro dia vi o link do seu blog e vim conhecer. Parabéns pelo excelente trabalho virtual. Hoje me tornei seu seguidor. Aproveitando, quero convidar-lhe para conhecer o Genizah um blog de apologética cristã, notícias e humor. Contamos com um time de editores e colaboradores diversificado e inteligente.

Esperamos você por lá e, se gostar, acompanha a gente!

Um abração, do seu mais novo leitor,

Danilo Fernandes

www.genizahvirtual.com

claudiopimenta disse...

vaso cade tu ?