segunda-feira, 15 de setembro de 2008


EXEMPLO A SER SEGUIDO

******************************

Certa feita li em uma comunidade do Orkut com o sugestivo nome “Eu Leio a Bíblia”, um cidadão vociferar o seguinte (as partes grifadas foram por minha conta, para chamar a atenção aos disparates do sujeito):
Concordo que foi Deus que permitiu que Jó passasse pela provação e que Satanás tocasse nos seus bens, família e até nele mesmo. Mas você acha que Deus estava feliz com aquela situação? Não! Deus estava esperando que Jó como um homem de Deus, se levantasse e exigisse e determinasse a saída daquele mal que o atormentava, contudo, Jó como muitos cristãos de hj, achou que era da vontade de Deus aquilo que estava acontecendo, e sofreu todos aqueles anos. Como Jó disse: Nu vim do ventre de minha mãe e nú voltarei para lá. Mas a vontade de Deus sempre foi e é que vivamos uma vida abundante e abençoada em todas as áreas. Deus não queria o ver sofrer daquele jeito, mas estava a espera de uma posição tomada por Jó. Não era da vontade de Deus que Jó sofresse nas mãos de Satanás, o que ele queria ver era que Jó se levantasse e dissesse para que o mal saísse, mas Jó não fez isso e sofreu todos aqueles anos. Deus o restituiu sim, mas se Jó deixasse a religiosidade de lado e determinasse a saída do mal, ele não teria passado por tudo o que passou. Nessa situação, eu pessoalmente acredito que Jó não é exemplo para ninguém.
Mais à frente, o estulto ainda responde a uma refutação, complementando ainda mais sua heresia, com a seguinte pérola:
Jó era imaturo sim, porque ele deveria ter expulsado o mal. E Deus não era responsável pelo mal que estava afligindo Jó. Deus não coloca ninguém na miséria e nem coloca doença em ninguém. Porque quem faz esse tipo de coisa é Satanás. E não foi Deus que fez tudo aquilo com Jó, mas sim Satanás. Eu li sim a história de Jó, e ele fala no final que conhecia a Deus somente por ouvir falar, pois ele só realmente teve um encontro com Deus depois da sua restituição que Deus por misericórdia concedeu a Jó. Peçam esclarecimento da Palavra a Deus se lhe falta. Desperta tu que dormes e Cristo te esclarecerá.”. Essa parte final, da “Palavra” e do “desperta”, só pode ser pândega do “elemento alucinado” em questão!!!!
Ou seja, além de fazer uma inxegese (colocar suas idéias próprias no trecho canônico e não deixar que o próprio texto fale por si só, analisando as passagens correlacionadas, o contexto que permite fazer a correta exegese bíblica), colocando à baila uma completa deturpação do texto bíblico, subvertendo a soberania de Deus, pois diz as Escrituras: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas." Is 45:7. Ou seja: nada há que escape ao controle e soberania de Deus, pois até para tocar em um servo dele, o maligno não o faz sem consentimento de Deus, e assim mesmo para prová-lo, no que o cidadão acima, a si próprio se contradiz, pois primeiramente diz que Deus permitiu, mas depois disse que não. Se de fato leu Jó, o fez embriagado em doutrinas da chamada Confissão Positiva. Para sustentar tal aberração doutrinária e alegação herética, a qualquer refutação, seus adeptos repetem como um mantra sagrado: “... aqueles que são de Deus o maligno não toca” I Jo 5:18. Ou seja, cauterizaram seus entendimentos e raciocínios no lixo que Benny Hinn, Kenneth Hagin e outros acéfalos do evangelho incutiram na mente de milhões, fazendo-os acharem-se super-homens espirituais e colocando o Todo Poderoso Deus como um simples “Gênio da Lâmpada”, cuja única serventia é dar-nos o que nós, crianças mimadas, exigimos e determinamos apoiados em trechos deturpados e mal interpretados de sua Santa Palavra.
Alguns exemplos dessas aberrações:
a)Usar a frase `se for a Tua vontade´ em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração” (R.R.Soares, livro O Direito de Desfrutar Saúde, p. 11, citado por Paulo Romeiro, Supercrentes, p.37) – Ou seja, Jesus o Filho de Deus estava alucinado quando asseverou que ao orarmos ao Pai, assim o fizéssemos: "E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu." Lc 11:2
b)Jesus me apareceu e disse que se alguém, em qualquer lugar, quiser tomar esses quatro passos ou pôr em operação esses quatro princípios, sempre receberá o que quiser de mim ou da parte de Deus Pai: Passo 1 – Diga a coisa: positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo. Passo 2 – Faça a coisa: Os atos derrotam-no ou lhe dão vitória. Passo 3 – Receba a coisa: Compete a nós a conexão com o dínamo do céu. Passo 4 – Conte a coisa: Contar para que outros também possam crer” (Kenneth Hagin, Como Registrar Seu Próprio Bilhete com Deus, p.5, citado por Hank Hanegraaaff, em Cristianismo em Crise, p. 81). Referindo-se a João 14:14, Hagin ensina que “a palavra `pedir´ também significa `exigir´: `E tudo quanto exigirdes em Meu nome, isso [Eu, Jesus] farei” – Ou seja, submissão ao Criador (Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; I Pe 5:6), humildade (Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tg 4:6) além do trecho que diz: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gl 1:8, não significam nada para esses elementos. Quiçá, tenham arrancado esses trechos de seus exemplares dos Oráculos Sagrados.
c)Nunca jamais, em tempo algum vão ao Senhor e digam: `Se for da tua vontade...´ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram `se for da tua vontade, Senhor´ a fé é destruída. A dúvida espumará e inundará todo o seu ser. Resguardem-se de palavras como essas, que lhes roubarão a fé e os puxarão para baixo, ao desespero” (Benny Hinn, Levante-se e Seja Curado, ibid, p.295) – Para esse senhor, que em seu livro Good Morning, Holy Spirit (Bom Dia Espírito Santo – pág. 56), Hinn afirma que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: “Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos. Tal declaração não é de se assustar, pois se deve julgar um deus para que o Parakletos de Deus implorasse por sua presença. A refutação é a mesma aplicada a seu discípulo acima, o R.R. Soares;
d) Frederic Price, outro arauto da Confissão Positiva, segue no mesmo diapasão: “Se você tem de dizer: `Se for da tua vontade´ ou `Que se faça a tua vontade´, então você está chamando Deus de idiota. É deveras estupidez orar para que a vontade de Deus seja feita. Isto é uma farsa, um insulto à inteligência de Deus” – De fato, é deveras estupidez acreditar num acinte desses ao Todo Poderoso Deus, pois as Escrituras dizem: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tg 4:3. É deveras estupidez o fato de acreditarem em tal asneira e heresia, quando o próprio Filho de Deus, ante seu martírio pela remissão de nossos pecados, ora ao Pai da seguinte forma: "E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres." Mc 14:36. E que o objetivo de nossa criação, não é o de sermos servidos pelo Todo Poderoso Deus, mas servi-lo e no fato de servi-lo, ganharmos nosso galardão: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." Jo 6:38. Não é o servo maior que seu Senhor. Basta-nos sermos seus imitadores quanto ao seu ministério terreno, lembrando sempre: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Jo 15:7. Mas apenas se estivermos no Senhor.
Segundo esses “apologetas da confissão positiva”, o homem é o substituto de Deus aqui na Terra e portanto, deve exigir seus direitos e não se submeter à vontade de Deus. Essa aberração doutrinária e teológica rebaixa o Criador, que fica à mercê das vontades e caprichos humanos, e exalta o homem, elevando-o ao ponto de estar em pé de igualdade com Cristo. Esses Balaões pós-modernos vociferam e ensinam o que o Senhor não mandou falar e muito menos ensinar. Apresentam-nos um cristianismo antropocêntrico e deveras particular, baseado mais em experiências particulares, de pseudo-visões e alucinógenas aparições.
O homem foi criado em termos de igualdade com Deus... O crente é chamado de Cristo... Eis quem somos: somos Cristo... Você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo o foi”. “O Senhor fez o homem como o Seu substituto aqui na terra... O homem era Senhor... vivia em termos de igualdade com o Criador. Muitos não sabem ainda que são filhos e filhas de Deus tanto quanto o próprio Jesus... Nem o próprio Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos” (Kenneth Hagin, citado por Hank Hanegraaaff, Cristianismo em Crise, p. 116/7).
Essas asseverações insanas são mais do que cabal prova de que não podemos confiar e tampouco levar em consideração a doutrina da “Confissão Positiva”. Afirmar em alto e bom som que o Príncipe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternidade, Conselheiro, o Nosso Emanuel, Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, tem posição inferior ao homem diante do Pai, além de um insulto e blasfêmia contra o Filho Unigênito de Deus, o Verbo encarnado, o “Alfa e Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”, é o mesmo que pegar todo o texto Sagrado e rasgar de Gênesis a Apocalipse. Observem que em sua insanidade doutrinária, Hagin rebaixa Jesus a uma condição de desigualdade com o Pai, ao mesmo tempo em que enleva e põe-se como arauto da deificação do homem. Essa doutrina é a mesma de Satanás, quando utilizando-se da serpente (Gn 3:5).
A razão para Deus criar Adão foi seu desejo de reproduzir a si mesmo. Adão não era um deus pequenino. Não era um semideus. Nem ao menos estava subordinado a Deus” (Kenneth Copeland).

Deus está duplicando a si próprio na Terra” (John Avanzini).

Vocês sabiam que desde o começo do tempo o propósito inteiro de Deus era reproduzir-se?... e quando estamos aqui de pé, vocês não estão olhando para Morris Cerullo; vocês estão olhando para Deus, estão olhando para Jesus” (Morris Cerullo).

Deus duplicou a si mesmo em espécie. Adão foi uma exata duplicata do tipo de Deus” (Charles Capps).

Jesus foi recriado nas portas do inferno” (Valnice Milhomens).

Depois dessas pérolas, nada mais nos restaria a declarar sobre esses doutos atalaias.
A tentativa de colocar o homem em condições de igualdade com Deus é clara e evidente. Afirmam na maior cara de pau, que o homem é um clone do Todo Poderoso Deus. São esses os nossos pastores, mestres e doutores, que estão diuturnamente em nossas casas via televisão e, por livros que vendem igual água, envolvem a milhões de desavisados irmãos, ávidos por novidades e declarações chocantes, impelidos e convencidos dessa doutrina satânica. Estão repetindo a fórmula mágica apresentada por Satanás a Eva, no Jardim do Éden: “Sereis como Deus” (Gn 3:5).
Estamos testemunhando o surgimento de crentes raquíticos, anões espirituais, que na primeira tempestade que enfrentarem e não tiverem a resposta pretendida, correrão sério risco de voltar atrás (lembremos que Paulo orou por três vezes ao Senhor para que fosse retirado o espinho de sua carne e qual foi a resposta dada pelo Criador – II Co 12:7,10). Pessoas que fazem da Casa de Deus, casa de câmbio, em que trocam suas moedas por bens espirituais, à semelhança de Simão, o Mago. Mas tudo para que se cumprisse as Escrituras que dizem em II Pe 2:1,3-9,22:
1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;
10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;
11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
13 Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
15 Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
16 Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
17 Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
18 Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
19 Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
Crentóides que estão a edificar suas casas na areia, ao invés de edificá-las sobre a Rocha que é Jesus.
Poder-se-ia chamar-me e aos semelhantes a mim de apologetas do sofrimento, mas o que de fato queremos passar, é que o Senhor não chamou ninguém para viver em deitado eternamente em berço esplêndido. Jesus não prometeu vida fácil (não pelo menos nessa vida, pois está escrito: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." I Co 15:190), nem tampouco que não estaríamos sujeitos às intempéries da vida às quais qualquer ser vivente é submetido, com a diferença de que o Senhor passa conosco.
De fato, tais coisas já eram de se esperar em nosso meio, e até para que o remanescente fiel, a Igreja Invisível, e não meras instituições denominacionais subjugadas a nefastos homens travestidos de atalaias aprendesse a discernir quem é quem. A buscar o dom do discernimento do Espírito, mas do que glossolalias que vicejam a torto e a direito. Como diz as Escrituras: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós." I Co 11:19

Analisemos a história de nosso irmão Jó:
a) Quanto ao seu testemunho dentro do Cânon Sagrado:
I – Ezequiel faz menção dele: Ez 14:14-20;
II – Tiago, irmão segundo a carne do Senhor e bispo de Jerusalém, faz menção dele:
Tg 5:11
b) Sua terra (a Terra de Uz) é mencionada em outros trechos escriturísticos, além de Jó, testemunhando de sua existência:
I – Jr 25:20;
II – Lm 4:21
Dever-se-á notar que a força de alguns argumentos depende em parte da localização da terra de Uz. A localização da "Terra de Uz" é incerta. Há duas possibilidades principais:
1. Uz era a descrição de uma área entre Damasco e o rio Eufrates e na orla do deserto Arábico.
2. Uz era localizada na fronteira de Edom, no deserto Arábico. Esta possibilidade coloca Jó mais perto das localizações comumente aceitas para os lugares de origem dos três amigos.
c) Quanto à análise literária:
O livro de Jó pode ser dividido em cinco partes principais. Dividi-lo-emos em:
1. Jó é provado (capítulos 1 - 2)
2. A controvérsia de Jó com seus amigos (capítulos 3 - 31)
3. A apresentação de Eliú (capítulos 32 - 37)
4. O Senhor fala a Jó (capítulos 38 - 41)
5. Jó é abençoado (capítulo 42)
Cada um dos três amigos de Jó fala e Jó lhes responde sucessivamente. Zofar é o único que não fala uma terceira vez.
Por fim, apresentando-se a Jó, Deus fala, interpelando ao que se auto-justificava, ilustrando nas suas indagações, a Grandeza de sua Majestade, e que todas as coisas estavam e estão sujeitas e Ele.
A maioria dos estudiosos dos Oráculos Sagrados estão cientes de que o livro de Jó é relacionado com o assunto do “provação + sofrimento” e particularmente com o “sofrimento inocente”. Jó não entendia o porquê de estar sofrendo e assim está posto o cenário para uma discussão do problema do sofrimento humano em geral.
Os três amigos de Jó partilhavam uma idéia comum aos tempos bíblicos, mas errônea, quanto à razão do sofrimento do homem, o de que o sofrimento é a resultante direto dos pecados pessoais e está na proporção direta da magnitude dos pecados. Logo, chegaram à esplêndida conclusão que Jó era um tremendo de um pecador, e portanto, naturalmente, estava sofrendo os efeitos de seus atos. O problema com tal raciocínio, é que a sua premissa maior (o sofrimento é o resultado direto dos pecados pessoais) nem sempre é verdadeira. Há outras causas que podem causar sofrimento e privações à vida humana.
Embora muitos considerem o livro de Jó apenas uma narrativa alegórica acerca do sofrimento, provação e aprovação a que todos os que são chamados por Deus estão sujeitos, não obstante, outras referências bíblicas concernentes a Jó apontam-no como personagem histórico real e aceito, a ponto de servir de exemplo.
Elifaz, o Temanita, entretanto, fala um algo que deveras é verdade (não no caso de Jó, pois se tratava de uma prova em especial), e poucos que atentam para tal: "Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso." Jó 5:17. Coaduna com o que nos diz o escritor de Hebreus, no trecho de Hb 12:1,13, quando diz:
1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
12 Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
13 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
Longe se ser um arauto do sofrimento, quero deixar bem claro, aquilo que Jesus afirmou em sua oração ao final da última ceia: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Jo 16:33. Ou seja, estamos sim sujeitos a todo e qualquer tipo de intempérie da vida. Mas a diferença entre nós e um incrédulo, é que Jesus já venceu o “Mundo” por nós, e que independente do que aconteça, "... em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." Rm 8:37. Lembrando sempre a que nosso tesouro é muito mais do que ouro, prata, casas e carros, como diz lá em II Co 4:16,18
16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
Nossas esperanças vão muito além do que vemos ou pensamos, muito além dessa efêmera vida: "Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo." Rm 15:13.
O cristão, quando é provado, sabe que o Senhor tem uma finalidade ao permitir a aflição, da qual ele sairá fortalecido em Cristo Jesus e em Sua Palavra (basta conferir 2 Co 4:8,11; 6:4,10; 12:10; II Tm 2:3,6; 3:12; Hb 12:5,11; 1 Pe 1:6,7; 4:12,13; 5:10; e outras mais).

Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, seja com todos os que lerem e se possível, comentar esse texto.

Vosso Conservo...

Julio Cesar L. Nascimento.

Pr. Presidente do Ministério Ben Elohim - Sepetiba - Rio de Janeiro.

4 comentários:

Marcio A. Alves disse...

Não li todo ainda...(mas lerei)...
e no que já li pude ver idoneidade espiritual e bom entendimento bíblico - é de pregadores assim que precisamos - que denunciem as "falcatruas-heréticas" que se introduzem em nosso meio, como esta citada no próprio estudo inserido no Blog. Paz de Cristo.

claudio pimenta disse...

soldado

quem nao ler o seu blog e comentar vai ser comido de bicho

kkkkkk

http://www.youtube.com/watch?v=OSD0YVLQzyM

tem mais um tema para seu blog ai nesse video

Romilda disse...

Romilda
ainda bem que já li rrsrrs

Anônimo disse...

Muito bom, muito bom mesmo poder ler um post como este.

Alegra-me a alma saber que ainda existem profetas que não se curvaram a Baal, que rejeitam a pílula mágica da T.P.

Tomei a liberdade de colocar o link deste post num fórum da referida comunidade. (ainda travamos esta batalha por lá rssrs).

A Paz.